segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fã iraniano pode ser morto e quer ajuda de Shakira

Student supporters of opposition leader Mirhossein Mousavi show  victory signs during protests in central Tehran in December 2009.


A cerca de dois meses atrás recebemos um e-mail de Hamid Movahedi, um conhecido de Omid Montazeri, que está prestes a ser morto no Irã.

Omid Montazeri foi preso junto com sua mãe Mahin Fahimi (Que faz parte da organização "Mães da Paz") em 28 de Dezembro de 2009.

Além de termos recebidos poucas informações sobre o caso, Hamid Movahedi nos pede ajuda como fãs para chamar a atenção de Shakira para o caso.

Para chamar a atenção de Shakira vamos usar a tag #ShakiraHelpOmid no Twitter, e faremos um mutirão de postagens no dia 16 (sexta-feira), pois até lá já termos conseguido mobilizar muitos fãs sobre o caso de Omid Montazeri.

Confira um trecho de um artigo do site canadence CBC:

Um funcionário oficial iraniano disse que em breve nove pessoas serão executadas no país por terem feito protestos contra o governo.

"Eles tinham participado nos tumultos, com o objetivo de criar desunião e derrubar o sistema", disse ele.

Na semana passada, surgiram relatos conflitantes sobre a execução de dois homens, após a mídia estatal iraniana afirmou que foram enforcados pelo seu papel nos protestos relacionados com as eleições presidencial controversa em junho.

A TV estatal iraniana informou que os dois foram executados após tumultos contra-revolucionário dos últimos meses.

Mas um advogado de um dos homens disse que seu cliente foi preso em abril, meses antes da eleição, e que as acusações não tinham nada a ver com os protestos. Em vez disso, ele disse que homens foram acusados de participação em um grupo de oposição armada, a Real Associação do Irã.

Líderes da oposição dizem que o governo faz isso para assustar os manifestantes e assim evitar novos conflítos.

Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas para contestar o resultado das eleições e do apoio de voz para o líder da oposição Mir Hossein Mousavi. Muitos acreditavam que o presidente Mahmoud Ahmadinejad venceu a eleição por fraude. Dezenas de manifestantes foram mortos durante os conflítos e centenas foram presos desde junho do ano passado.

Confira alguns artigos de outros sites que passam

Fonte: Shakirabr.com

mais informações sobre o caso:


http://www.cbc.ca/world/story/2010/02/02/iran-execution.html?ref=rss


http://www1.voanews.com/english/news/middle-east/-Iran-to-Execute-9-Protesters-for-Post-Election-Unrest-83335422.html


http://persian2english.com/?p=3569


http://www.roozonline.com/english/news/newsitem/article/2010/january/31//a-poet-named-a-disturber-copy-1.html



0 comentários:

Postar um comentário